O CORPO QUE CANTA: AÇÃO FÍSICA E VOCAL NO TEATRO MUSICAL
Por Reiner Tenente.

Apresentado pelo CEFTEM - Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical, este curso teórico e prático propõe uma metodologia para treinamento de atores de Teatro Musical.
O CAMINHO MAIS SEGURO E CONSISTENTE PARA O SUCESSO DE UM ATOR É O ESTUDO!
O canto adquire uma natureza própria ao inserir-se na cena teatral, o que se dá em função das necessidades requeridas pela ação e pela dramaturgia. Utilizamos como fonte para essa investigação: o Rasaboxes, prática desenvolvida por Richard Schechnere, além dos princípios básicos propostos por Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski, Lucia Helena Gayotto e Joe Deer. A partir daí, desenvolve-se uma proposta metodológica onde unindo ação física e ação vocal vislumbra um canto interpretado em que a música e o texto da canção são analisados como elementos dramatúrgicos. Levanta-se ainda questões referentes às características ou fundamentos principais da interação entre música e teatro.
A metodologia aplicada neste curso é fruto de uma necessidade percebida por Reiner Tenente como ator e que foi ampliada para um desejo de discutir e estudar, enquanto educador e formador de atores-cantores.
“Essa proposta de elaboração de uma metodologia e
procedimentos para o treinamento do ator de teatro musical se construiu misturada a minha própria trajetória enquanto ator, especializado neste gênero”, afirma o professor.
CONTEÚDO DO CURSO
AULA 01:
Por que uma metodologia de ensino para ator de musical?
A importância de um método capaz de treinar o ator especializado em teatro musical, respeitando as especificidades do ator brasileiro;
AULA 02:
Definindo o Teatro Musical: terminologias e características específicas do teatro musical, incluindo convenções que determinam o gênero;
AULA 03:
3.1: Por uma interpretação legitimamente brasileira;
3.2: O ator de teatro musical na cena americana: investigando como se dá a formação do ator americano e como isso influencia a cena musical americana;
3.3: O ator de teatro musical na cena brasileira: investigando como se dá a formação do ator brasileiro, que tem vivências distintas dos americanos, e como isso influencia a cena musical brasileira.
AULA 04:
Apresentando o método “Corpo que Canta”: a ação física e vocal no teatro musical.
AULA 05:
Vamos para a prática?
REINER TENENTE

Reiner Tenente é ator, cantor e arte educador graduado em Artes Cênicas (Interpretação e Licenciatura) pela UNIRIO, e Pós-Graduado em Preparação Corporal nas Artes Cênicas na Angel Vianna, onde teve como foco de sua monografia o desenvolvimento de uma metodologia de ensino voltada para o Teatro Musical. Continuou sua pesquisa no Mestrado também na UNIRIO, tendo como título de sua dissertação “O corpo que canta: um olhar pedagógico sobre a ação física e vocal no Teatro Musical”. Assinou a preparação de atores dos espetáculos “Rock in Rio - o musical” e “Cazuza - Pro dia nascer feliz, o musical”, ambos com direção de João Fonseca. Ministrou oficinas de teatro musical na UniverCidade e na Escola SESC. Já fez diversos cursos e aulas com profissionais renomados, como Elaine Petricoff e Christian Flescher (AMDA), VP Boyle (New York Film Academy), Charles Moeller e Claudio Botelho, entre outros, além de ter participado do curso de teatro musical da New York Film Academy, com duração de 160 horas.
INSCREVA-SE JÁ!
VALOR PROMOCIONAL DE PRÉ-VENDA
O CORPO QUE CANTA: AÇÃO FÍSICA E VOCAL NO TEATRO MUSICAL
Por REINER TENENTE


